domingo, 20 de janeiro de 2013

História do Fuxico - Artesanato


Fuxico é uma das artes populares mais tradicionais do Brasil, existente a mais de 150 anos. Muitas histórias são contadas em torno dessa arte artesanal.Uma delas é que teria surgido nos tempos coloniais, no nordeste brasileiro,  pela  necessidade que as escravas tinham em reaproveitar os retalhos dos tecidos das Senhoras, já que na época, tecido era artefato de luxo. Não existiam fábricas de tecido no Brasil. Os tecidos, geralmente finos,  vinham já confeccionados da Europa, em navios. A corte doava aos escravos as roupas velhas.  As escravas cortavam os tecidos e faziam trouxinhas usando como agulha pequenos pedaços de bambu que afiavam a faca, ou espinhos de mandacaru. Como linha elas utilizavam fibras naturais que retiravam das plantas da mata. Essas escravas se reunião à noite na Senzala para fazerem as trouxinhas, enquanto falavam das vestes das senhoras, elogiando ou debochando delas ( por isso o nome de "Mexerico", conhecido  mais tarde como "Fuxico").  Em seguida guardavam num frasquinho e escondiam, até juntarem bastante para venderem secretamente, já que era proibida a prática do artesanato entre os escravos. O objetivo era juntar dinheiro para comprar a carta de alforria. Essas trouxinhas eram depois transformadas em cobertores.
Com o tempo, o Fuxico foi se tornando uma atividade restrita a mulheres do interior do nordeste, e de baixa renda, ainda com a finalidade de reaproveitar os retalhos. Nos anos 80 o fuxico  passou a ser valorizado como peça de arte, ocupando as salas de estar e quartos da alta sociedade, em forma de cobertores, colchas, almofadas, etc.
O tradicional fuxico é todo artesanal, feito à mão. Cada um possui a sua personalidade, pois é confeccionado individualmente. O que valoriza, ainda mais essa arte.
Além de tudo isso, o Fuxico é terapêutico, uma arma contra o estresse, ajuda na produção de serotonina (uma monoamina, ou seja, uma molécula neurotransmissora,  envolvida na comunicação entre os neurônios), que causa bem estar e aumenta a auto-estima.
Então, vamos fuxicar!!!!!!

Um comentário:

  1. Minha esposa querida Pra. Marilene, esse projeto de Fuxico foi um sucesso na obra de Deus.
    Aplicado na I.E.Q Cabano 6 no município de Barcarena com o grupo de mulheres que abraçaram esse projeto sem medo.
    Vivenciamos um obra na casa de Deus que veio atingir os anseios dessa comunidade, abrindo portas financeira e ajudando na renda familiar dessas mulheres. E como resultado alcançou 2 almas para o Reino de Deus, tudo para gloria do Senhor Jesus.

    Que o amor do Pai, a graça do Senhor Jesus e a comunhão do Espirito Santo esteja sempre com você minha esposa querida. Te amo.

    Pr. Augusto Ramos

    ResponderExcluir